CONCURSO PÚBLICO 

por: Concurseiro Fora da Caixa

Como montar seu ciclo de estudos?


Galera, tudo bem?

Dois posts atrás conceituei o “Ciclo de Estudo”, mas deixei para uma outra oportunidade falar sobre como MONTAR, em linhas gerais, o tal ciclo. Bom, é isso que tentarei fazer neste post.

Sem muitas delongas, tentarei explicar, em 5 passos o que fazer:

1. Definir a duração do ciclo: defina a quantidade de horas do seu ciclo. 10h? 30h? 50h? Essa escolha é pessoal, mas, como referência, gosto de usar a quantidade de horas disponíveis para estudo no período de uma semana.

2. Matérias: quais matérias, inicialmente, você irá colocar no seu ciclo? Se você está começando, opte pelas básicas da sua área de interesse. Caso já esteja estudando há algum tempo, vá inserindo as específicas aos poucos.

3. Peso: cada matéria tem um peso diferente na prova. Calcule o peso de cada uma com base em editais anteriores. Supondo, por exemplo, que Português seja responsável por 15% dos pontos. Assim, 15% do tempo total do seu ciclo será dedicado à ela.

4. Ajuste: após ponderar os pesos é preciso fazer uma análise pessoal. Imagine que 15% do tempo do ciclo dedicado ao Português represente 4h, mas que você tenha facilidade com a matéria e acredita que 2h serão suficientes. Dessa forma, mantenha as 2h para Port. e o restante redistribua para as disciplinas nas quais você tenha maior dificuldade.

5. Agora basta montar a sequência das matérias, lembrando que o ciclo abrange tudo: teoria, questões e revisão. É interessante tentar intercalar matérias de leitura densa (direitos) com matérias exatas (como matemática ou contabilidade).

Concurso Público | Ciclo de Estudos

Tentei descrever em 5 passos e de maneira resumida como montar o ciclo. Caso alguém não tenha entendido, deixe nos comentários que posso fazer um vídeo explicando cada um, de modo mais detalhado! 

Um grande abraço e sucesso!

Concurso Público