CONCURSO PÚBLICO 

por: Concurseiro Fora da Caixa

O que é ciclo de estudos?


Não é novidade que a estratégia e o planejamento são fatores essenciais para a aprovação, né?

Existem muitas técnicas para programar sua rotina, e a que eu mais gosto - e sempre usei - foi o “Ciclo de Estudos”. E o que é isso?

Nada mais é do que uma forma de organizar a ordem e a duração de cada matéria dentro de um determinado período de tempo. O principal objetivo é abandonar aquele cronograma rígido (tradicional) e dar devida atenção à todas as matérias essenciais.

📚 Método tradicional

Aqui você define quais matérias irá estudar em cada dia da semana. Por exemplo, toda terça-feira de manhã 2h de Português, e à tarde 2h de Direito Constitucional.

O problema é que, se por algum motivo você não pôde estudar à tarde, terá deixado de lado 2h de Direito Constitucional, pois quarta-feira é um outro dia e sua programação não inclui essa matéria.

Dessa forma, é como frequentar um curso presencial: se você não puder comparecer no dia X, o que foi ensinado nele se perde e você terá que fazer algum malabarismo para aprender por conta própria encaixando na sua rotina.

📚 Ciclo

Você define quais matérias irá estudar em um período fixo de tempo, independentemente do dia da semana.

Por exemplo: em um ciclo de 9h você irá estudar 5 matérias, cada uma com um peso diferente, seja pelo peso na prova em si, seja pela SUA dificuldade individual naquela disciplina (veja a imagem do post). Se você vai fazer essas 9h em 1 dia, em 3 dias ou em 1 semana, tanto faz, o que importa é que nenhuma matéria será negligenciada, já que a sequência será sempre obedecida. Há, portanto, FLEXIBILIDADE, já que o ciclo se adapta à sua rotina.

Ciclo de estudos | Concurso Público

Em um próximo post irei explicar como eu monto os meus ciclos de estudo.

Um grande abraço e sucesso!

Concurso Público