Técnica Pomodoro

Só nós concurseiros sabemos o quanto estudar é uma missão difícil, principalmente para aqueles com dificuldade de concentração ou que perdem o foco facilmente. Para vencer essa resistência, indico o uso da 🍅 Técnica Pomodoro. É também uma excelente ferramenta de combate para os procrastinadores de plantão.

Em resumo, ela consiste na utilização de um cronômetro para dividir o estudo em períodos de 25 a 50 min, separados por breves intervalos de 5 a 10 min. Faça esse pequeno “ciclo” quantas vezes achar necessário e, ao final, faça uma “longa pausa” de 15-30 min. Por exemplo, se você quer estudar 2h, faça dois ciclos de 50/10, ou 4 ciclos de 25/5. Após, descanse por 15 min.

Veja que, em um período de 2:15h você estudou por 1:40h, ou seja, um aproveitamento de 74% do tempo, e o melhor: com FOCO! Perceba que não existe regra, portanto teste e veja o que funciona para VOCÊ!

Tudo isso pode ser feito com o uso do temporizador (timer) do celular, mas existem aplicativos que facilitam o uso da técnica, como o Pomodoro Timer Lite (Android) e o BeFocused (iOS). Há também o tomato-timer.com, que funciona no próprio navegador.

E aí, quem já usou / usa a técnica, qual sua opinião?

E aí, tudo bem? Para você que ainda não me conhece, meu nome é Henrique. Sou de BH, formado em Engenharia Elétrica e pós-graduado em Gestão Estratégica e BI. Fui aprovado em alguns concursos e agora me dedico a ajudar você concurseiro(a)! Ah, importante ressaltar que sou viciado em esquematizar assuntos complicados

RESUMO  GRATUITO  

DIREITO CONSTITUCIONAL


Uma das matérias mais cobradas em concursos públicos não pode ficar de fora! Baixe GRATUITAMENTE o resumo completo da disciplina. Confira como seus estudos podem ser muito mais rápidos e eficazes com um conteúdo focado no que cai em prova 👇

MAIS DICAS DE CONCURSO

Comecei a estudar e não estou entendendo nada!
Fala, pessoal, tudo bem?   Esse post vai especialmente para quem está começando a estudar...
Você é insistente ou persistente?
Fala galera, tudo tranquilo?   E aí, você sabe a diferença entre persistir e insistir?...
Nunca mais perca suas anotações!
Pessoal, tudo bem?   Hoje vou dar uma dica rápida que eu gostaria de ter...
Desvantagens do tablet nos estudos
E aí, pessoal, tudo bem?   Alguns posts atrás falei sobre o uso de tablet...
O que avaliar em um edital de concurso?
Fala pessoal, tudo bem?   “O que não é visto, não é lembrado”. Já ouviu...
Romantização dos concursos
E aí galera, tudo bem?   Esse post é mais um desabafo do que algo...

Postagem anterior Postagem seguinte


Deixe um comentário

Os comentários devem ser aprovados antes de serem publicados