CONCURSO PÚBLICO 

por: Concurseiro Fora da Caixa

Técnica Pomodoro


Só nós concurseiros sabemos o quanto estudar é uma missão difícil, principalmente para aqueles com dificuldade de concentração ou que perdem o foco facilmente. Para vencer essa resistência, indico o uso da 🍅 Técnica Pomodoro. É também uma excelente ferramenta de combate para os procrastinadores de plantão.

O que é?

Em resumo, ela consiste na utilização de um cronômetro para dividir o estudo em períodos de 25 a 50 min, separados por breves intervalos de 5 a 10 min. Faça esse pequeno “ciclo” quantas vezes achar necessário e, ao final, faça uma “longa pausa” de 15-30 min. Por exemplo, se você quer estudar 2h, faça dois ciclos de 50/10, ou 4 ciclos de 25/5. Após, descanse por 15 min.

Veja que, em um período de 2:15h você estudou por 1:40h, ou seja, um aproveitamento de 74% do tempo, e o melhor: com FOCO! Perceba que não existe regra, portanto teste e veja o que funciona para VOCÊ!

Tudo isso pode ser feito com o uso do temporizador (timer) do celular, mas existem aplicativos que facilitam o uso da técnica, como o Pomodoro Timer Lite (Android) e o BeFocused (iOS). Há também o tomato-timer.com, que funciona no próprio navegador.

Pomodoro - Concurso Público

E aí, quem já usou / usa a técnica, qual sua opinião?

Um grande abraço e sucesso!

Concurso Público