Concurseiro Fora da Caixa
Superando Desafios: Tornando o Estudo de Disciplinas Desagradáveis Mais Prazeroso
- Concurseiros lendo
Tornar o estudo de disciplinas desagradáveis mais prazeroso: é possível?
Ao se preparar para concursos públicos, é comum enfrentarmos várias disciplinas e temas exigidos nos editais, e nem todos serão do nosso agrado ou nos farão sentir confortáveis. Então, como tornar a experiência de estudar essas matérias mais prazerosa?
Dica 1: Aproxime-se das disciplinas que não aprecia
Para mudar nossa relação com essas disciplinas, precisamos identificar e superar as crenças limitantes que afetam nossos estudos. Crenças limitantes são concepções que formamos sobre nós mesmos, baseadas em percepções ao longo da vida. Costumamos acreditar nelas como verdades e agir de acordo com elas, sem questioná-las criticamente.
Nos estudos, essas crenças se manifestam de várias maneiras, como "detesto essa matéria", "não consigo aprender isso" ou "erro todas as questões dessa matéria".
Geralmente, "não gostar" e "não conseguir" estão interligados: é raro ver um especialista em matemática que odeie a disciplina ou alguém que deteste português e acerte todas as questões, certo?
Isso nos leva a um dilema: você não gosta da matéria porque não é bom nela ou não é bom porque não gosta?
Portanto, acredito que se aproximar da disciplina, melhorar seu desempenho e acertar mais questões é o primeiro passo para superar a aversão a estudar matérias desagradáveis.
Então, a primeira dica é: não gosta de uma disciplina? Aumente sua carga horária e trabalhe para melhorar nela!
Lembre-se: o foco não é em "não ser bom", mas sim "não estar bom" – e você vai melhorar!
Dica 2: Escolha o material adequado
Ao estudar disciplinas que não aprecia, recomendo utilizar materiais que o deixem mais à vontade. Vídeo aulas funcionam para você? Ótimo. Prefere ler um PDF? Excelente. Mapas mentais facilitam seu aprendizado? Perfeito!
Dessa forma, evitamos adicionar mais barreiras ao estudo. Além disso, mantenha a regularidade e o contato com a matéria. Afinal, não gostar de uma disciplina é mais um motivo para superá-la e não deixá-la ser seu ponto fraco.
Dica 3: Faça o necessário
Por último, uma dica que se aplica não apenas ao estudo de disciplinas desagradáveis, mas a toda sua trajetória como concurseiro. Você é um adulto em busca de um objetivo escolhido racionalmente. Portanto, lembre-se de que quem faz apenas o que gosta não alcança grandes feitos. Projetos grandiosos exigem esforço, sacrifício e dedicação – aspectos nem sempre divertidos.Estudar matérias desagradáveis é apenas um obstáculo nessa jornada. A preparação para concursos não permite caprichos nem um cronograma baseado em suas preferências. É preciso fazer o necessário para alcançar os resultados desejados, certo?
Por fim, encare sua preparação com seriedade e comprometimento, sempre lembrando que seu objetivo é maior que os pequenos obstáculos que surgirão ao longo do caminho.
Mantenha-se focado em suas metas e não permita que a aversão a algumas disciplinas atrapalhe seu progresso. Encare cada matéria como uma oportunidade de aprendizado e crescimento, e, com o tempo, você perceberá que até mesmo as disciplinas mais desafiadoras podem se tornar mais agradáveis.
Em resumo, para tornar o estudo de disciplinas desagradáveis mais prazeroso, siga estas três dicas: aproxime-se das disciplinas que não aprecia, escolha o material adequado e faça o necessário. Com determinação, persistência e a estratégia correta, você estará cada vez mais próximo de alcançar seus objetivos e conquistar a aprovação no concurso desejado.
Boa sorte e bons estudos!
artigos recomendados
6 Passos para Aumentar a Produtividade nos Estudos e Preparação para Concursos
Acelerando a Leitura: Como Ler Mais Rápido sem Perder a Compreensão
Lidando com Mudanças Pós-Edital: Como Incluir Novas Disciplinas na Preparação
Superando Desafios: Tornando o Estudo de Disciplinas Desagradáveis Mais Prazeroso