- Concurseiros lendo
Você se lembra de quando começou a estudar? E o(s) motivo(s) pelo(s) qual(is) você tomou essa decisão? Neste artigo eu gostaria de te jogar a real, de forma verdadeira e sem frases de efeito.
Motivação: do Latim movere, mover. Condição do organismo que influencia a direção (orientação para um objetivo) do comportamento. Em outras palavras, é o impulso interno que leva à ação.
Motivação Externa x Motivação Interna
Motivação Externa: é aquela que parte de fora, do ambiente / cenário em que estamos inseridos. Exemplos:
- Dinheiro
- Prêmios
- Elogios
Motivação Interna: ela parte de dentro de nós mesmos e são quase que independentes do ambiente. Exemplos:
- Vontade de ajudar
- Sonho de conhecer um outro país
- Vocação para uma profissão
Verdades inconvenientes sobre estudar para concurso
Minha intenção não é te ludibriar, e sim ser transparente. Portanto, gostaria de compartilhar alguns pontos que aprendi ao longo desses anos de preparação:
📌 Estudar é a parte FÁCIL. Difícil é se manter emocionalmente bem p/ aguentar os meses/anos por vir.
📌 Você NÃO VAI conseguir se manter motivado a todo momento, nem manter "pensamento positivo". Isso é papo furado de quem se furta à realidade.
📌 Nem todo esforço é recompensado. Esteja sempre preparado(a) para uma ou mais derrotas, por mais que você tenha estudado.
📌 Por um conjunto de fatores, enquanto estiver estudando, você provavelmente ficará chato(a), melancólico(a) e impaciente.
📌 Você não é especial. Há várias outras pessoas na mesma situação (ou até pior). Pare de se fazer de coitado(a).
Como recuperar sua motivação para estudar para concurso
Tenha metas realistas
De que adianta você estabelecer que deve estudar 40h em uma semana se para você isso é impossível? Isso só vai gerar frustração e sensação de incompetência. Estabeleça metas factíveis, inicialmente ABAIXO daquilo que você consegue. Aos poucos vá "aumentando" a dificuldade.
Comemore suas conquistas
Se você estabeleceu uma meta e conseguiu cumpri-la, comemore. Dê a você um agrado: um fim de semana sem estudar, uma noite de bebedeira, ou algo para se DIVERTIR. Aos poucos você vai se adestrar a cumpri metas para ganhar incentivos (sim, como um cachorro, rsrs).
Lembre sempre do porquê começou a estudar para concurso
Você começou a estudar por algum motivo, certo? Ele foi responsável por te tirar da inércia e agir! Da mesma forma, é ele que irá te manter em movimento. Sempre que possível, lembre-se o porquê você começou a estudar (salário, estabilidade, mudar de cidade?)
Varie sua rotina / estratégia de estudo para concurso
A monotonia da MESMA rotina todos os dias nos leva à exaustão. Altere sua estratégia: mude seus horários, a sequência das matérias no ciclo, utilize materiais diferentes, etc. Busque ir além da matéria, se for do seu interesse. Enfim, faça diferente, saia da caixa!
artigos recomendados
6 Passos para Aumentar a Produtividade nos Estudos e Preparação para Concursos
Acelerando a Leitura: Como Ler Mais Rápido sem Perder a Compreensão
Lidando com Mudanças Pós-Edital: Como Incluir Novas Disciplinas na Preparação
Superando Desafios: Tornando o Estudo de Disciplinas Desagradáveis Mais Prazeroso