CONCURSO PÚBLICO 

por: Concurseiro Fora da Caixa

Como funciona a relação candidato por vaga?


E aí, galera, beleza? Não é segredo para ninguém que os concursos estão cada dia mais concorridos, a quantidade de vagas cada vez menor e a de inscritos cada vez maior. Isso naturalmente faz a relação candidatos por vaga aumentar. Mas calma, não se assuste. Grande parte das vezes esse número não representa nada!

Não custa dizer que quantidade não se confunde com qualidade. Um número expressivo de gente que se inscreveu sequer vai fazer a prova. Um outro tanto, nem ao menos sabe as matérias que estão sendo cobradas. Há ainda aqueles que estudam sem estratégia, sem foco, e fazem tudo quanto é prova que aparece (spoiler: chance mínima de passar). E o que isso tudo significa? Bom, que no fim do dia, os que estão ali REALMENTE disputando a vaga, é um número pequeno.

Veja o gráfico abaixo, que fiz tomando por base o meu concurso do TRF 1. Peguei a nota de todos os candidatos disponíveis no site do Cespe (foram mais de 60 mil inscritos), e levando em conta somente aqueles que de fato foram fazer a prova. O número é impressionante: apenas 5% tiraram uma nota razoável (maior ou igual a 80% da prova).

Concurso Público | Candidato x Vaga

Portanto, o que importa é: dê o seu melhor, estude com disciplina e planejamento que o resultado virá. Ah, claro, use BONS MATERIAIS. Lembre-se: fazendo esse "arroz com feijão" você já larga na frente de 95% das pessoas.

Um grande abraço e sucesso!

Concurso Público