Como funciona a relação candidato por vaga?

E aí, galera, beleza? Não é segredo para ninguém que os concursos estão cada dia mais concorridos, a quantidade de vagas cada vez menor e a de inscritos cada vez maior. Isso naturalmente faz a relação candidatos por vaga aumentar. Mas calma, não se assuste. Grande parte das vezes esse número não representa nada! 

Não custa dizer que quantidade não se confunde com qualidade. Um número expressivo de gente que se inscreveu sequer vai fazer a prova. Um outro tanto, nem ao menos sabe as matérias que estão sendo cobradas. Há ainda aqueles que estudam sem estratégia, sem foco, e fazem tudo quanto é prova que aparece (spoiler: chance mínima de passar). E o que isso tudo significa? Bom, que no fim do dia, os que estão ali REALMENTE disputando a vaga, é um número pequeno.

Veja o gráfico abaixo, que fiz tomando por base o meu concurso do TRF 1. Peguei a nota de todos os candidatos disponíveis no site do Cespe (foram mais de 60 mil inscritos), e levando em conta somente aqueles que de fato foram fazer a prova. O número é impressionante: apenas 5% tiraram uma nota razoável (maior ou igual a 80% da prova).

Portanto, o que importa é: dê o seu melhor, estude com disciplina e planejamento que o resultado virá. Ah, claro, use BONS MATERIAIS. Lembre-se: fazendo esse "arroz com feijão" você já larga na frente de 95% das pessoas. 


Abraço!!


E aí, tudo bem? Para você que ainda não me conhece, meu nome é Henrique. Sou de BH, formado em Engenharia Elétrica e pós-graduado em Gestão Estratégica e BI. Fui aprovado em alguns concursos e agora me dedico a ajudar você concurseiro(a)! Ah, importante ressaltar que sou viciado em esquematizar assuntos complicados

RESUMO  GRATUITO  

DIREITO CONSTITUCIONAL


Uma das matérias mais cobradas em concursos públicos não pode ficar de fora! Baixe GRATUITAMENTE o resumo completo da disciplina. Confira como seus estudos podem ser muito mais rápidos e eficazes com um conteúdo focado no que cai em prova 👇

MAIS DICAS DE CONCURSO

Comecei a estudar e não estou entendendo nada!
Fala, pessoal, tudo bem?   Esse post vai especialmente para quem está começando a estudar...
Você é insistente ou persistente?
Fala galera, tudo tranquilo?   E aí, você sabe a diferença entre persistir e insistir?...
Nunca mais perca suas anotações!
Pessoal, tudo bem?   Hoje vou dar uma dica rápida que eu gostaria de ter...
Desvantagens do tablet nos estudos
E aí, pessoal, tudo bem?   Alguns posts atrás falei sobre o uso de tablet...
O que avaliar em um edital de concurso?
Fala pessoal, tudo bem?   “O que não é visto, não é lembrado”. Já ouviu...
Romantização dos concursos
E aí galera, tudo bem?   Esse post é mais um desabafo do que algo...

Postagem anterior Postagem seguinte


Deixe um comentário

Os comentários devem ser aprovados antes de serem publicados