CONCURSO PÚBLICO 

por: Concurseiro Fora da Caixa

Como estudar para prova discursiva?


Olá, pessoal, tudo tranquilo? 

Cada vez mais as provas discursivas vêm sendo aplicadas, sendo elas uma forma de avaliar a capacidade argumentativa do(a) candidato(a).

Para aqueles(as) que não sabem, quem as corrige, em regra, são professores de português, que nem sempre têm o conhecimento teórico aprofundado sobre o(s) tema(s) exigido(s). Assim, eles recebem um “espelho” de como seria uma resposta considerada correta do ponto de vista técnico.

Com essas informações, o(a) Concurseiro(a) terá que atacar algumas frentes durante preparação:

🔎 Conteúdo teórico 

Particularmente acredito que com um BOM estudo para as questões objetivas, o(a) Concurseiro(a) já estará bem preparado. Portanto, EU não me preocuparia com esse ponto.

🔎 Textos técnicos

Há provas que pedem tipos específicos, como pareceres, relatórios e peças. Nesses casos não tem muito para onde correr: avalie a necessidade de um curso teórico, que irá lhe ensinar como funciona a estrutura desses tipos textuais.

🔎 Língua Portuguesa

Em qualquer um dos casos, na minha visão, o português é o fator MAIS IMPORTANTE. A capacidade do(a) candidato(a) de lidar com sua língua é, na grande parte das provas, o que tem mais peso na pontuação da redação.

🔎 Velocidade na elaboração

Extremamente importante treinar a velocidade da escrita. Quanto mais tempo se perde na redação, menor o tempo para resolver a prova objetiva. Portanto, saber manejar o tempo é essencial.

🔎 Estratégia de resolução

Você fará um rascunho? Usará apenas palavras-chave para desenvolver o texto? Como irá esquematizar os argumentos? O que falar em cada parágrafo? Essas e outras questões você terá que testar o que funciona PARA VOCÊ antes do dia D.

Para essas 3 últimas frentes não existe saída que não seja TREINAMENTO. Existem vários serviços de correção de redação. Eu já testei e indico muito o @redacaonline pelo excelente custo benefício.

A chave para uma boa discursiva é TREINO. Valerá a pena!

Um grande abraço e sucesso!

Concurso Público