Como estudar para prova discursiva?

Olá, pessoal, tudo tranquilo? 

Cada vez mais as provas discursivas vêm sendo aplicadas, sendo elas uma forma de avaliar a capacidade argumentativa do(a) candidato(a). Para aqueles(as) que não sabem, quem as corrige, em regra, são professores de português, que nem sempre têm o conhecimento teórico aprofundado sobre o(s) tema(s) exigido(s). Assim, eles recebem um “espelho” de como seria uma resposta considerada correta do ponto de vista técnico. 

Com essas informações, o(a) Concurseiro(a) terá que atacar algumas frentes durante preparação:

🔎 Conteúdo teórico: particularmente acredito que com um BOM estudo para as questões objetivas, o(a) Concurseiro(a) já estará bem preparado. Portanto, EU não me preocuparia com esse ponto.

🔎 Textos técnicos: há provas que pedem tipos específicos, como pareceres, relatórios e peças. Nesses casos não tem muito para onde correr: avalie a necessidade de um curso teórico, que irá lhe ensinar como funciona a estrutura desses tipos textuais.

🔎 Língua Portuguesa: em qualquer um dos casos, na minha visão, o português é o fator MAIS IMPORTANTE. A capacidade do(a) candidato(a) de lidar com sua língua é, na grande parte das provas, o que tem mais peso na pontuação da redação.

🔎 Velocidade na elaboração: extremamente importante treinar a velocidade da escrita. Quanto mais tempo se perde na redação, menor o tempo para resolver a prova objetiva. Portanto, saber manejar o tempo é essencial.

🔎 Estratégia de resolução: você fará um rascunho? Usará apenas palavras-chave para desenvolver o texto? Como irá esquematizar os argumentos? O que falar em cada parágrafo? Essas e outras questões você terá que testar o que funciona PARA VOCÊ antes do dia D.

Para essas 3 últimas frentes não existe saída que não seja TREINAMENTO. Existem vários serviços de correção de redação. Eu já testei e indico muito o @redacaonline pelo excelente custo benefício.

A chave para uma boa discursiva é TREINO. Valerá a pena! 

Valeu, galera, um abraço!

E aí, tudo bem? Para você que ainda não me conhece, meu nome é Henrique. Sou de BH, formado em Engenharia Elétrica e pós-graduado em Gestão Estratégica e BI. Fui aprovado em alguns concursos e agora me dedico a ajudar você concurseiro(a)! Ah, importante ressaltar que sou viciado em esquematizar assuntos complicados

RESUMO  GRATUITO  

DIREITO CONSTITUCIONAL


Uma das matérias mais cobradas em concursos públicos não pode ficar de fora! Baixe GRATUITAMENTE o resumo completo da disciplina. Confira como seus estudos podem ser muito mais rápidos e eficazes com um conteúdo focado no que cai em prova 👇

MAIS DICAS DE CONCURSO

Comecei a estudar e não estou entendendo nada!
Fala, pessoal, tudo bem?   Esse post vai especialmente para quem está começando a estudar...
Você é insistente ou persistente?
Fala galera, tudo tranquilo?   E aí, você sabe a diferença entre persistir e insistir?...
Nunca mais perca suas anotações!
Pessoal, tudo bem?   Hoje vou dar uma dica rápida que eu gostaria de ter...
Desvantagens do tablet nos estudos
E aí, pessoal, tudo bem?   Alguns posts atrás falei sobre o uso de tablet...
O que avaliar em um edital de concurso?
Fala pessoal, tudo bem?   “O que não é visto, não é lembrado”. Já ouviu...
Romantização dos concursos
E aí galera, tudo bem?   Esse post é mais um desabafo do que algo...

Postagem anterior Postagem seguinte


Deixe um comentário

Os comentários devem ser aprovados antes de serem publicados