E aí, pessoal, beleza?
Lei seca: aquele texto denso, chato, recheado de “exceto”, “salvo”, “pode”, “deve”, etc., é uma pedra no sapato. Mas nem tudo está perdido! O uso de esquemas, fluxogramas, quadros e mapas facilitam a vida de quem precisa decorar vários artigos. A pergunta é: como esquematizar? Aqui vão algumas dicas:
Quadros
Sempre que há algo a ser explicado uso quadros. Em uma coluna coloque o termo principal , para que ele fique sozinho, em destaque, e em outra a explicação. Isso facilita a visualização e retenção do conteúdo. São também excelentes para condensar um grande volume de informações.
Fluxogramas
Muito úteis para esquematizar processos, rotinas e regras que seguem uma sequência lógica. Muitas vezes um Capítulo inteiro de uma lei pode ser resumido em um fluxograma, basta que você pegue o “jeito” de fazer e colocar a mão na massa.
Mapas
Não sou muito fã de mapas mentais, mas como alguns usam e gostam, pode ser útil em certos casos. A ideia é colocar no centro da folha um tópico e a partir daí fazer “ramificações”, tratando dos itens mais relevantes daquele tema.
Listas
Há artigos que possuem um número enorme de alíneas, itens, etc. Fica muito difícil decorar algo se o texto estiver todo “corrido”, sem destaques. Primeiro elimine da lista aquilo que lhe parece óbvio ou que você já saiba. Reduzido o nº de itens, simplifique o texto dos que sobraram para caber em UMA LINHA.
É difícil colocar tudo isso em prática? SIM, mas não é impossível. Para quem não tem tempo ou paciência, preparei vários resumos ao longo da minha jornada e os disponibilizo aqui no site. |
Um grande abraço e sucesso!