CONCURSO PÚBLICO 

por: Concurseiro Fora da Caixa

O que te motiva a estudar para concurso?


E aí, tudo bem?

Você se lembra de quando começou a estudar? E o(s) motivo(s) pelo(s) qual(is) você tomou essa decisão? Neste artigo eu gostaria de te jogar a real, de forma verdadeira e sem frases de efeito.

MOTIVAÇÃO: do Latim movere, mover. Condição do organismo que influencia a direção (orientação para um objetivo) do comportamento. Em outras palavras, é o impulso interno que leva à ação.

Algumas verdades incovenientes

Minha intenção não é te ludibriar, e sim ser transparente. Portanto, gostaria de compartilhar alguns pontos que aprendi ao longo desses anos de preparação

👀 Estudar é a parte FÁCIL. Difícil é se manter emocionalmente bem p/ aguentar os meses/anos por vir.

👀 Você NÃO VAI conseguir se manter motivado a todo momento, nem manter "pensamento positivo". Isso é papo furado de quem se furta à realidade.

👀 Nem todo esforço é recompensado. Esteja sempre preparado(a) para uma ou mais derrotas, por mais que você tenha estudado.

👀 Por um conjunto de fatores, enquanto estiver estudando, você provavelmente ficará chato(a), melancólico(a) e impaciente.

👀 Você não é especial. Há várias outras pessoas na mesma situação (ou até pior). Pare de se fazer de coitado(a).


Motivação Externa

É aquela que parte de fora, do ambiente / cenário em que estamos inseridos. Ex:

- Dinheiro 

- Prêmios 

- Elogios

Motivação Interna

Ela parte de dentro de nós mesmos e são quase que independentes do ambiente. Ex:

- Vontade de ajudar

- Sonho de conhecer um outro país 

- Vocação para uma profissão


Dicas

Confira pequenas dicas para recuperar sua motivação!

Tenha metas realistas

De que adianta você estabelecer que deve estudar 40h em uma semana se para você isso é impossível? Isso só vai gerar frustração e sensação de incompetência. Estabeleça metas factíveis, inicialmente ABAIXO daquilo que você consegue. Aos poucos vá "aumentando" a dificuldade.

Comemore suas conquistas

Se você estabeleceu uma meta e conseguiu cumpri-la, comemore. Dê a você um agrado: um fim de semana sem estudar, uma noite de bebedeira, ou algo para se DIVERTIR. Aos poucos você vai se adestrar a cumpri metas para ganhar incentivos (sim, como um cachorro, rsrs).

Lembre sempre do porquê

Você começou a estudar por algum motivo, certo? Ele foi responsável por te tirar da inércia e agir! Da mesma forma, é ele que irá te manter em movimento. Sempre que possível, lembre-se o porquê você começou a estudar (salário, estabilidade, mudar de cidade?)

Varie sua rotina / estratégia

A monotonia da MESMA rotina todos os dias nos leva à exaustão. Altere sua estratégia: mude seus horários, a sequência das matérias no ciclo, utilize materiais diferentes, etc. Busque ir além da matéria, se for do seu interesse. Enfim, faça diferente, saia da caixa!

Um grande abraço e sucesso!

Concurso Público