Frustrações de um concurseiro

Frustração: estado ou condição de um indivíduo quando se vê impedido de atingir a satisfação de uma necessidade de ordem pulsional. Os estados de frustração são normalmente acompanhados de reações agressivas.

Tenho certeza que muitos aqui já passaram por isso. É um sentimento muito ruim, de impotência, de ter feito tudo o que estava ao seu alcance e mesmo assim não conseguir. Já vivi isso algumas vezes, e dessas experiências pude concluir que:

⛅ Diferente do que dizem que “basta estudar muito e você será aprovado”, o elemento sorte estará SEMPRE presente, e quanto a isso não há escapatória. O estudo e o esforço, claro, irão diminuir drasticamente sua influência, mas nunca eliminar.

⛅ CURTA sua frustração. Chore, afaste-se uma semana dos estudos, quebre algum prato. Passar por esse processo é importante, porque na próxima vez você estudará com mais força ainda, já que não vai querer passar por tudo novamente.

⛅ Não procure culpados: a banca, o calor, o alinhamento dos planetas. Procure SOLUÇÕES. Avalie seu desempenho e veja o que pode ser corrigido.

⛅ Persista, mas cuidado, não confunda persistência com insistência. Mantenha-se no foco, mas caso o cenário não lhe pareça favorável, dar uma desviada e olhar para outras oportunidades é essencial.

⛅ Lembre-se sempre qual sua motivação principal: por qual motivo você começou a estudar?

⛅ Falhar é completamente humano e isso não significa que você não é capaz.

Depois da luta vem a vitória, depois da tempestade a bonança, depois da humilhação a exaltação, depois da tristeza a alegria, depois do choro o lindo canto de vitória, pois não há mal que dure para sempre

Abraço!

E aí, tudo bem? Para você que ainda não me conhece, meu nome é Henrique. Sou de BH, formado em Engenharia Elétrica e pós-graduado em Gestão Estratégica e BI. Fui aprovado em alguns concursos e agora me dedico a ajudar você concurseiro(a)! Ah, importante ressaltar que sou viciado em esquematizar assuntos complicados

RESUMO  GRATUITO  

DIREITO CONSTITUCIONAL


Uma das matérias mais cobradas em concursos públicos não pode ficar de fora! Baixe GRATUITAMENTE o resumo completo da disciplina. Confira como seus estudos podem ser muito mais rápidos e eficazes com um conteúdo focado no que cai em prova 👇

MAIS DICAS DE CONCURSO

Comecei a estudar e não estou entendendo nada!
Fala, pessoal, tudo bem?   Esse post vai especialmente para quem está começando a estudar...
Você é insistente ou persistente?
Fala galera, tudo tranquilo?   E aí, você sabe a diferença entre persistir e insistir?...
Nunca mais perca suas anotações!
Pessoal, tudo bem?   Hoje vou dar uma dica rápida que eu gostaria de ter...
Desvantagens do tablet nos estudos
E aí, pessoal, tudo bem?   Alguns posts atrás falei sobre o uso de tablet...
O que avaliar em um edital de concurso?
Fala pessoal, tudo bem?   “O que não é visto, não é lembrado”. Já ouviu...
Romantização dos concursos
E aí galera, tudo bem?   Esse post é mais um desabafo do que algo...

Postagem anterior Postagem seguinte


Deixe um comentário

Os comentários devem ser aprovados antes de serem publicados