CONCURSO PÚBLICO 

por: Concurseiro Fora da Caixa

Frustrações de um concurseiro


Frustração: estado ou condição de um indivíduo quando se vê impedido de atingir a satisfação de uma necessidade de ordem pulsional. Os estados de frustração são normalmente acompanhados de reações agressivas.

Tenho certeza que muitos aqui já passaram por isso. É um sentimento muito ruim, de impotência, de ter feito tudo o que estava ao seu alcance e mesmo assim não conseguir. Já vivi isso algumas vezes, e dessas experiências pude concluir que:

  • Lembre-se sempre qual sua motivação principal: por qual motivo você começou a estudar?
  • Falhar é completamente humano e isso não significa que você não é capaz.
  • Diferente do que dizem que “basta estudar muito e você será aprovado”, o elemento sorte estará SEMPRE presente, e quanto a isso não há escapatória. O estudo e o esforço, claro, irão diminuir drasticamente sua influência, mas nunca eliminar.
  • CURTA sua frustração. Chore, afaste-se uma semana dos estudos, quebre algum prato. Passar por esse processo é importante, porque na próxima vez você estudará com mais força ainda, já que não vai querer passar por tudo novamente.
  • Não procure culpados: a banca, o calor, o alinhamento dos planetas. Procure SOLUÇÕES. Avalie seu desempenho e veja o que pode ser corrigido.
  • Persista, mas cuidado, não confunda persistência com insistência. Mantenha-se no foco, mas caso o cenário não lhe pareça favorável, dar uma desviada e olhar para outras oportunidades é essencial.

Depois da luta vem a vitória, depois da tempestade a bonança, depois da humilhação a exaltação, depois da tristeza a alegria, depois do choro o lindo canto de vitória, pois não há mal que dure para sempre”

Um grande abraço e sucesso!

Concurso Público