Fala, pessoal, beleza?
Pode parecer bobagem, mas a iluminação do ambiente de estudos conta MUITO. Um ambiente com baixa ou excessiva iluminação pode prejudicar a concentração, além de provocar cansaço visual, dor de cabeça, sonolência, e por aí vai.
Se você acha que a iluminação do seu local de estudos não está adequada, veja algumas dicas simples que podem te ajudar:
💡 Temperatura da cor
O ideal é que a iluminação “simule” a luz do dia, portanto escolha lâmpadas cuja temperatura da cor esteja entre 5.000K e 6.000K. Essa informação você irá encontrar na própria embalagem.
💡 Intensidade da iluminação
Tão importante quanto a temperatura da cor é a intensidade da iluminação. De nada adianta a cor correta com uma iluminação fraca ou ter um holofote ao invés de uma lâmpada. Essa intensidade é medida em “lux”.
💡 Medindo a intensidade
De acordo com alguns estudos, esse valor deve ficar entre 300 e 500 lux. E como medir isso? Basta procurar na loja de aplicativos do seu celular por “luximeter”. Existem vários aplicativos gratuitos que vão utilizar a câmera do celular para fazer a medição. Basta colocar o celular sob a mesa e medir.
💡 Consumo de energia
Opte por lâmpadas que não esquentam, como as de LED e as fluorescentes. Elas, além de não esquentarem, consomem menos e têm uma durabilidade muito maior.
É isso, aí, Concurseiro(a)
Um grande abraço e sucesso!