CONCURSO PÚBLICO 

por: Concurseiro Fora da Caixa

Confira 4 dicas de iluminação do ambiente de estudos


Fala, pessoal, beleza?

Pode parecer bobagem, mas a iluminação do ambiente de estudos conta MUITO. Um ambiente com baixa ou excessiva iluminação pode prejudicar a concentração, além de provocar cansaço visual, dor de cabeça, sonolência, e por aí vai.

Se você acha que a iluminação do seu local de estudos não está adequada, veja algumas dicas simples que podem te ajudar:

💡 Temperatura da cor

O ideal é que a iluminação “simule” a luz do dia, portanto escolha lâmpadas cuja temperatura da cor esteja entre 5.000K e 6.000K. Essa informação você irá encontrar na própria embalagem.

💡 Intensidade da iluminação

Tão importante quanto a temperatura da cor é a intensidade da iluminação. De nada adianta a cor correta com uma iluminação fraca ou ter um holofote ao invés de uma lâmpada. Essa intensidade é medida em “lux”.

💡 Medindo a intensidade

De acordo com alguns estudos, esse valor deve ficar entre 300 e 500 lux. E como medir isso? Basta procurar na loja de aplicativos do seu celular por “luximeter”. Existem vários aplicativos gratuitos que vão utilizar a câmera do celular para fazer a medição. Basta colocar o celular sob a mesa e medir.

💡 Consumo de energia

Opte por lâmpadas que não esquentam, como as de LED e as fluorescentes. Elas, além de não esquentarem, consomem menos e têm uma durabilidade muito maior.

É isso, aí, Concurseiro(a)

Um grande abraço e sucesso!

Concurso Público