Como funciona um concurso público?

E aí, galera, tudo bem?


Para aqueles que entraram agora - e até mesmo para quem já faz parte - nesse universo dos concursos é muito comum surgirem várias dúvidas. Uma delas é: como “nasce” um concurso?


Bom, vou tentar descrever aqui, em linhas gerais, os 7 principais passos para que um concurso ocorra!


1. Para que haja um concurso deve haver cargos vagos, certo? Esses cargos podem vagar de várias formas, como aposentadorias, falecimentos, demissões, exonerações, e por aí vai.

2. Havendo cargos vagos, deve existir interesse da administração em preenchê-los, total ou parcialmente. Para isso, em regra, é feito um estudo, e o titular do órgão faz um pedido para os órgãos de planejamento, justificando o pleito.

3. Uma vez solicitado, o mesmo poderá ser ou não acolhido. Se acolhido, há a autorização de abertura do concurso, sendo formada uma comissão para planejar como o mesmo será feito (matérias cobradas, banca, cronograma, valores, etc.)

4. A comissão então lança um edital para a escolha da banca organizadora, de acordo com os critérios pré-definidos no planejamento.

5. Escolhida a banca, o edital do concurso é lançado e divulgado ao público, sendo em seguida aberto o período de inscrições e, em média 1 ou 2 meses depois ocorre a prova!

6. Após a prova abre-se um período de recursos. Eles são analisados e em seguida é divulgado o gabarito definitivo, bem como a lista dos aprovados. O concurso é então homologado (dado como finalizado!)

7. Após a homologação os aprovados já estão aptos a serem nomeados, a critério da administração e finalmente você tomará posse!

É um longo caminho até a abertura de um concurso, então sempre que alguém te perguntar, inocentemente, “quando será o concurso?”, lembre-se desses 7 passos.


É isso, um abraço!!


E aí, tudo bem? Para você que ainda não me conhece, meu nome é Henrique. Sou de BH, formado em Engenharia Elétrica e pós-graduado em Gestão Estratégica e BI. Fui aprovado em alguns concursos e agora me dedico a ajudar você concurseiro(a)! Ah, importante ressaltar que sou viciado em esquematizar assuntos complicados

RESUMO  GRATUITO  

DIREITO CONSTITUCIONAL


Uma das matérias mais cobradas em concursos públicos não pode ficar de fora! Baixe GRATUITAMENTE o resumo completo da disciplina. Confira como seus estudos podem ser muito mais rápidos e eficazes com um conteúdo focado no que cai em prova 👇

MAIS DICAS DE CONCURSO

Comecei a estudar e não estou entendendo nada!
Fala, pessoal, tudo bem?   Esse post vai especialmente para quem está começando a estudar...
Você é insistente ou persistente?
Fala galera, tudo tranquilo?   E aí, você sabe a diferença entre persistir e insistir?...
Nunca mais perca suas anotações!
Pessoal, tudo bem?   Hoje vou dar uma dica rápida que eu gostaria de ter...
Desvantagens do tablet nos estudos
E aí, pessoal, tudo bem?   Alguns posts atrás falei sobre o uso de tablet...
O que avaliar em um edital de concurso?
Fala pessoal, tudo bem?   “O que não é visto, não é lembrado”. Já ouviu...
Romantização dos concursos
E aí galera, tudo bem?   Esse post é mais um desabafo do que algo...

Postagem anterior Postagem seguinte


Deixe um comentário

Os comentários devem ser aprovados antes de serem publicados