E aí, galera, tudo bem?
Para aqueles que entraram agora - e até mesmo para quem já faz parte - nesse universo dos concursos é muito comum surgirem várias dúvidas. Uma delas é: como “nasce” um concurso?
Bom, vou tentar descrever aqui, em linhas gerais, os 7 principais passos para que um concurso ocorra!
1. Cargos Vagos
Para que haja um concurso deve haver cargos vagos, certo? Esses cargos podem vagar de várias formas, como aposentadorias, falecimentos, demissões, exonerações, e por aí vai.
2. Interesse da Adm.
Havendo cargos vagos, deve existir interesse da administração em preenchê-los, total ou parcialmente. Para isso, em regra, é feito um estudo, e o titular do órgão faz um pedido para os órgãos de planejamento, justificando o pleito.
3. Formação da Comissão
Uma vez solicitado, o mesmo poderá ser ou não acolhido. Se acolhido, há a autorização de abertura do concurso, sendo formada uma comissão para planejar como o mesmo será feito (matérias cobradas, banca, cronograma, valores, etc.)
4. Escolha da banca
A comissão então lança um edital para a escolha da banca organizadora, de acordo com os critérios pré-definidos no planejamento.
5. Edital do concurso
Escolhida a banca, o edital do concurso é lançado e divulgado ao público, sendo em seguida aberto o período de inscrições e, em média 1 ou 2 meses depois ocorre a prova!
6. Recursos e Homologação
Após a prova abre-se um período de recursos. Eles são analisados e em seguida é divulgado o gabarito definitivo, bem como a lista dos aprovados. O concurso é então homologado (dado como finalizado!)
7. Nomeação e Posse
Após a homologação os aprovados já estão aptos a serem nomeados, a critério da administração e finalmente você tomará posse!
É um longo caminho até a abertura de um concurso, então sempre que alguém te perguntar, inocentemente, “quando será o concurso?”, lembre-se desses 7 passos.
Um grande abraço e sucesso!